quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Em cada escola, um Grêmio Estudantil!


O Grêmio Estudantil é a organização dos estudantes que tem como objetivo central a sua representação e a organização dos mesmos dentro da escola, com propostas de transformar a sua sala de aula, a sua escola, a educação e os próprios rumos de nosso país e sua política. É no Grêmio Estudantil que podemos discutir, dar idéias, nos identificar com a luta histórica do Movimento Estudantil e descobrir dentro de nós a liderança que somos.
O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que encontramos para participar ativamente da vida da sociedade e política de nosso país, além de que tanto o Grêmio como o conjunto das entidades que os representam tem uma história que por muitas vezes se confunde com a própria história de lutas do nosso povo, pois podemos destacar várias lutas onde os estudantes tiveram papel fundamental, como a luta pela democracia, a pelo Petróleo é Nosso, que mais tarde culminou na criação da Petrobrás, hoje uma das principais empresas estatais brasileiras e ainda podemos contar uma infinidade delas, como ainda a luta a partir de 1995, contra a política de Fernando Henrique de privatizar e entregar o patrimônio nacional ao capital financeiro internacional. O Grêmio Estudantil sempre teve papel de destaque nesta luta, sendo vanguarda em muitas delas.
Outra importante, senão fundamental conquista dos estudantes são as leis de Meia-Entrada, que simboliza e brinda toda a luta e contribuição dos estudantes para nosso país. Através destas leis as entidades conquistaram o direito de emitir a sua própria identidade, que hoje é a única forma que os estudantes têm de financiar a sua própria luta, através da contribuição do estudante pelo reconhecimento da Carteira, que é o símbolo central da luta e é o que traz o suor dos que lutaram pela conquista e o sangue dos que lutaram para combater a Ditadura Militar em nosso país.
Para se montar um Grêmio Estudantil na sua escola é muito simples, basta ter muita força de vontade, juntar uma galera na escola e cumprir com os passos a seguir.
PASSO 1: Reunião com os Representantes de Classes para a formação da Comissão Pró-Grêmio, que será a responsável por cuidar do processo de fundação junto a entidade estudantil da cidade.
PASSO 2: A Comissão Pró-Grêmio convoca uma Assembléia com todos os estudantes da escola, onde será discutida a implementação do Grêmio e o fundamental que é a aprovação do estatuto da entidade, bem como a escolha de um nome para o Grêmio Estudantil.
PASSO 3: Após a discussão e a aprovação do Estatuto são convocadas as eleições para a primeira diretoria do Grêmio Estudantil, como descreve o estatuto do Grêmio Estudantil.
PASSO 4: Chega a hora mais interessante, que é o momento das divulgações, expressões das idéias e propostas para o Grêmio Estudantil e vários outros temas, como Educação, Cultura, Esportes, Lazer etc.
PASSO 5: Ocorrem as eleições do Grêmio Livre Estudantil, baseada nas regras do Estatuto da Entidade.
PASSO 6: Registrar a Criação do Grêmio Livre Estudantil no Livro Ata do Conselho de Escola e filiar o Grêmio na União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara – UMESA. Como já podemos conferir a força de nossa luta é grande e não poderia ser diferente, pois nós estudantes somos herdeiros de uma linda luta pela pátria. E temos leis que reforçam o nosso trabalho e mantém vivo dentro das escolas o Grêmio Estudantil, como a própria lei 7398/85 que garante a independência do Grêmio Estudantil dentro das escolas, além da Lei 8069/90 onde cria o Estatuto da Criança e do Adolescente e coloca em seu 53° artigo, inciso IV de que são garantidos os direitos dos estudantes de se organizar e participar da vida das entidades estudantis e ainda a Lei 9394/96, das diretrizes e base da Educação, coloca que a escola deve ter ao menos duas instituições, o Grêmio Estudantil e a Associação de Pais e Mestres e ainda garante que a Direção da Escola dê condições para a organização dos estudantes. Isso tudo reforça a nossa idéia de que o Grêmio além de importante tem uma amplo papel a cumprir.
Também são várias as coisas que podemos fazer em nossa escola através do Grêmio Livre Estudantil, como um Torneio de Futsal para reunir a galera, ou uma Mostra de Música, com as mais legais bandas da escola, uma palestra com um tema de muita divergência de idéias na escola ou mais uma centena de outras idéias.
Após todas essas idéias, mãos a obra na construção do nosso Grêmio Livre Estudantil, procure já alguém da UMESA para ajudar no processo de construção e vamos à luta.

Nenhum comentário: