sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bolinha de papel ou rolinho de durex, o que muda?

Globo e Serra deviam ser enquadrados no Código Penal por propaganda enganosa e falsidade ideológica.

1. O que a reportagem da Globo mostrou sobre a cocuruto (alto da cabeça) de Serra foi um rolinho de durex. O locutor inclusive (ele que nos desculpe, mas somos obrigados a registrar) frisou: "objeto transparente".

2. O que o "perito" mostrou foi um rolo bem maior de fita crepe (larga e opaca) que, segundo ele, teria atingido o lado esquerdo (e não o alto) da cabeça do candidato. Ou seja, o vigarista quis passar a impressão de que Serra foi atingido por um objeto mais pesado.

3. A imagem da Globo mostra também que o rolinho não fez nem cosquinha. Serra não levou a mão à cabeça, nem parou, seguiu andando normalmente, o que não teria ocorrido se tivesse sofrido o impacto de um objeto pesado.

4. Só na imagem seguinte, ou seja, depois de um corte, é que Serra aparece com a mão na cabeça. O locutor para disfarçar o corte diz que o celular que estava filmando foi baixado e quando erguido captou a cena em que Serra pôs a mão na cabeça. Mas não disse quanto tempo passou entre o registro de uma cena e da outra. Não disse porque não sabia ou porque não queria perder o emprego.

5. Uma bolinha de papel tem aproximadamente 5,6 gramas. Um rolinho de durex, umas 8 gramas. Nada disso causaria, como não causou, qualquer incômodo ao candidato. Ele simulou tontura e nauseas para fazer-se de agredido, quando foram seus guarda-costas e leões de chácara que iniciaram a confusão ao rasgar cartazes e atacar os sindicalistas.

6. Portanto, o presidente Lula está mais do que certo ao compará-lo com o goleiro Rojas. Para ser mais exato, só faltou dizer que é muito pior do que o Rojas. Tudo o que o Lula declarou em relação à bolinha de papel, vale igualmente para o rolinho de durex.

7. E a Globo, mais uma vez, deixa claro que manipular é seu lema, particularmente quando chegam as eleições.

8. Assista o video da reportagem com calma e atenção e nos diga se não estamos certos.

Clique para ver o video

Nenhum comentário: