quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Entidade se prepara para levantar bandeiras dos estudantes araraquarenses no Festival.


O 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, principal fórum mundial da juventude, que será realizado entre os dias 13 à 21 de Dezembro na África do Sul. Organizado pela Federação Mundial da Juventude Democrática - FMJD, juntamente com juventudes e entidades de diversos países, o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes será um espaço para intercâmbio de idéias e experiências e construirá uma plataforma para reunir esforços e intensificar a luta nos países dos jovens participantes. Com 63 anos de tradição, o Festival se consolidou no roteiro de atividades de organizações que lutam pela paz no cenário internacional. Nesta edição o Festival trará como tema: "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!".

No evento serão discutidos temas de interesse da juventude mundial, como educação, emprego, esporte, cultura, saúde, entre outras inúmeras atividades de intercâmbio social, também exposições, concursos artísticos e torneios esportivos.

O Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é o principal encontro internacional de juventude, cuja primeira edição foi realizada na cidade de Praga, antiga Tchecoslováquia, dois anos após a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, teve como eixo central a denúncia de crimes cometidos pelo nazifacismo. De lá para cá, o Festival percorreu os continentes europeu, asiático, africano e latino americano. O mais recente foi organizado na cidade de Caracas, capital da Venezuela, em Agosto de 2005. Esta será a primeira vez que o Festival ocorre na África Subsaariana.

Araraquara esteve presente nos últimos dois Festivais, o 15° realizado na Argélia e o último, realizado na Venezuela.
A tradição de ter por 18 anos a UMESA em Araraquara e a experiência que vem sendo adquirida através do Conselho Municipal da Juventude são alguns ingredientes que serão levados pelos brasileiros, ressaltando as conquistas e bandeiras desses importantes instrumentos.
A UMESA está organizando sua delegação, junto com o Conselho Municipal da Juventude e juventudes partidárias, com o sentido de levar as experiências vividas aqui, além de levar os avanços que foram realizados nos últimos anos no Brasil, em especial na educação, que viveu momento de construção de novas escolas técnicas, novas vagas nas universidades federais e a criação do Prouni.
Para a presidente da UMESA, Thais de Sousa Silva, "será um momento importante para os brasileiros e a participação araraquarense no Festival vem para ampliar a discussão com a juventude, trazendo experiências mundiais para lutarmos pela aplicação no Brasil".
Ainda segundo Thais, "Araraquara tem um histórico rico no sentido de formar lideranças juvenis, o exemplo é o próprio Prefeito Marcelo Barbieri, que comandou a UNE em momento histórico do país."

A entidade municipal, pretende participar com 2 diretores no Festival Mundial da Juventude e conta com apoio de empresários e lideranças políticas locais para poder enviar seus representantes.
O Festival ocorre, entre 13 à 21 de Dezembro no Distrito de Soweto, Johanerburgo - África do Sul. Maiores informações e para ajudar a viabilizar a participação da entidade no Festival podem ser enviados email para
thais@umesa.org.br ouwalter@umesa.org.br ou contato via telefone no (16) 3214 5704 ou (16) 9150 2389.

Nenhum comentário: