quinta-feira, 23 de abril de 2009

Alunos do Assentamento Monte Alegre realizam I Mostra Cultural do Campo.


No próximo sábado, dia 25 de abril, a Emef do Campo Professora Maria de Lourdes da Silva Prado, do Assentamento Monte Alegre, realiza a sua I Mostra Cultural do Campo. A programação se inicia às 8h00 e conta com diversas atividades nos espaços da escola. O evento é aberto a todos os interessados, sendo aguardada a participação da comunidade local e dos familiares dos alunos. A entrada é franca.
A coordenadora pedagógica da Emef, Simone Marconato, explica que o objetivo da Mostra Cultural na Escola do Campo é “transpor os muros da educação, das histórias apresentadas em livros e trazer para o âmbito escolar a real história do viver, através da propagação da cultura, da cooperação e união de uma sociedade ao qual todos estão inseridos”. Para a coordenadora, o evento é uma oportunidade de levar para a escola a diversidade cultural, mostrando para os alunos um pouco das riquezas do povo brasileiro.
As atividades se iniciam às 8h00, com um café da manhã e um bazar que comercializará roupas, calçados, bijuterias, e utilidades domésticas. Em seguida será realizada a abertura oficial, com a diretora da Emef, Renata Fabiana Alexandre, e apresentação da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.
14 alunos da EMD, com idade entre 12 e 13 anos, apresentam a coreografia “Africanos”, da professora Renata Pestana. Os alunos, com idade entre 12 e 13 anos, são do 5º ano do período da tarde.
Uma exposição com os trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental também está no programa, com alunos e professores monitorando a visita. Os trabalhos que serão apresentados foram produzidos com foco nas aulas de matemática, língua portuguesa, inglês, artes, história, geografia – entre outras disciplinas.
Depois, apresentações de canto serão realizadas, com os alunos da 4ª etapa da Educação Infantil apresentando um poema de Cecília Meireles, e com o coral do 4º ano do Ciclo II do Ensino Fundamental apresentando músicas de cantores que falam da terra, como Luiz Gonzaga e Renato Teixeira.
Os alunos estão ansiosos para a apresentação. Um deles é Guilherme da Silva Baptista, aluno do 4º ACII. “Fiquei feliz em saber da Mostra Cultural, mas também fiquei com um pouco de vergonha em saber que irão vir pessoas diferentes aqui e nós vamos cantar para elas”, conta. Apesar da inibição, o garoto garante que irá fazer uma bonita apresentação. “A escola é quem traz coisas diferentes para nós. Vai ter até café da manhã”, comemora.
Depois da música, a partir das 10h00, é a vez da capoeira e do street dance: as turmas das Oficinas Culturais Municipais levam sua ginga e algumas coreografias para agitar o evento.
As salas de aula da escola estarão tomadas com atividades. Uma delas será uma oficina de fuxico e crochê, destinada a maiores de 10 anos. São 15 vagas em cada uma das oficinas, com as inscrições realizadas na hora, gratuitamente. Uma oficina de bilboquê, brinquedo artesanal, também está na programação e deve fazer a alegria da garotada.
Em outra sala, haverá informações odontológicas, com dentista que trabalha em parceria com a Pastoral da Criança. O profissional irá explicar aos alunos e visitantes sobre a importância e a forma adequada de realizar a higiene bucal. Os alunos menores de 6 anos receberão kit de escovação. Também, a Pastoral da Criança realizará um trabalho com informações sobre desnutrição com as crianças e os adultos presentes na Mostra.
Ainda, a contação de histórias invade umas das salas da escola, com histórias destinadas a crianças com idade entre 6 e 9 anos.
A programação se encerra com a apresentação da Folia de Reis, com moradores do próprio assentamento.
Os moradores do Assentamento Monte Alegre acreditam que a Mostra Cultural será uma boa oportunidade de levar entretenimento aos alunos e moradores do assentamento. Para Célia, Eliana e Patrícia - todas moradoras do local – a Mostra será muito importante, pois servirá para “as pessoas admirarem a escola”. “Esta será uma boa oportunidade das crianças e de toda a comunidade ver algo diferente. Nossas crianças estão ansiosas por este dia”
Adrienne Kátia Savazoni Morelato e Daniele Proença de Castro Orizo, ambas professoras da Educação Infantil e moradoras do assentamento, acreditam que o evento será um acontecimento novo para o Assentamento Monte Alegre. “Esta iniciativa amplia o significado do que é uma escola do campo para o assentado, porque ela passa a fazer parte da vida da comunidade, indo além da estrutura física. A escola adquire assim a sua verdadeira identidade: uma escola localizada no campo”, afirmam.
O professor de História, Diego Marcel Garcia lembra que para o homem do campo, em que a cultura popular se vê mais representada, o contato com outras culturas traz a idéia da diversidade do país e da grandeza em que está inserido, além de toda a sua beleza. “Numa semana de importantes datas cívicas para o Brasil, uma mostra cultural vem ao encontro dessa necessidade de reencontro com a grandeza, a diversidade e a beleza do país que contém a maior diversidade de culturas no mundo, e tem como sua própria, uma união de todas, de uma forma das mais belas”.

PROGRAMAÇÃO DA I MOSTRA CULTURAL DO CAMPO
08h00:
- Café da manhã e bazar

9h10 (pátio):
- Abertura do evento
- Apresentação da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

09h20 (Sala 01):
- Exposição de trabalhos dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental
- Apresentação de Canto e de Coral

10:10 (Quadra):
- Apresentação das Oficinas Culturais Municipais de Capoeira e Street Dance
- Oficina de fuxico e crochê
- Oficina de Bilboquê

- Informações odontológicas

- Contação de histórias
- Informações sobre desnutrição com a Pastoral da Criança

11:00 (encerramento):
- Apresentação Folia de Reis com moradores do Assentamento Monte Alegre

Nenhum comentário: