terça-feira, 28 de abril de 2009

É preciso reconstruir a Educação de São Paulo


"Documento aprovado pela diretoria da UMESA sintetiza o momento vivido pelos estudantes".


Ao mesmo tempo em que comemoramos as vitórias dos estudantes brasileiros com mais vagas nas universidades públicas, o FUNDEB, o PDE e a nossa conquista araraquarense do CEFET - exemplo de ensino tecnológico, temos que conviver com descasos como os que ocorrem no Estado de São Paulo, onde salas são superlotadas, carteiras são inadequadas e ainda chegamos a absurdos como a falta de merenda e material com conteúdo questionável.

Nossos amigos professores são vitimados pela política criminosa de desvalorização desses profissionais ao não assinar o Piso Salarial Nacional, que garante um terço da jornada a atividades extra classe, como preparação de aulas e planejamento.

É fundamental lembrar as sucessivas manifestações que a UMESA organizou no ano de 2008 por conta da falta de merenda nas escolas, onde por 8 dias não era servido ao menos bolachas as nossas crianças, mesmo sabendo que muitas tem como única refeição a merenda da escola.

Somado a isso, vemos pela televisão comerciais falando sobre a educação, colocando-a como de qualidade, sendo que os próprios métodos de avaliação do Governo (SARESP/IDESP) aponta, por exemplo que 71% dos alunos não atingem índice BOM em Matemática.

Sem falar na internet Banda Larga e no Caderno do Aluno, o mapa apresentado na 6ª série em Geográfia, aponta por duas vezes o Paraguai, além de colocá-lo no lugar do Uruguai e esconder o Equador.

Ainda podemos encontrar mais 25 erros nos 36 milhões de cadernos que foram entregues aos estudantes.

Nesse momento, mais do que nunca é hora de união. São estudantes, professores e a população se organizando para barrar os 15 anos de descaso do PSDB contra a educação do nosso Estado.


Diretoria da UMESA

Rua Carlos Gomes, 1299 - Centro

Telefone: (16) 3397 4794

Nenhum comentário: