segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Edinho destaca políticas de educação do Governo Lula em Congresso da Umesa


Políticas Educacionais do Governo Lula pautam 7º Congresso da UMESA



As políticas públicas implantadas pelo Governo Lula, em especial voltadas para a área de educação, foram pautas de debates do 7º Congresso da Umesa (União Municipal dos Secundaristas de Araraquara), realizado no último sábado (28). O Prouni (Programa Universidade para Todos), a expansão dos Centros Federais Tecnológicos pelo estado e a criação de novas vagas em universidades públicas federais foram alguns dos temas destacados pelos participantes da mesa de abertura.
“O país tem investido no seu povo. Hoje faço curso de Direito graças ao programa Universidade para Todos. Não podemos permitir que o Brasil volte à era quando o jovem não tinha qualquer perspectiva. Hoje a juventude pode sonhar e planejar seu futuro”, disse Antônio Ananias, Secretário Geral da União Nacional dos Estudantes.

O Congresso, realizado a cada dois anos, é o Fórum máximo de deliberações dos estudantes da cidade. De acordo com o presidente da entidade, Walter Strozzi Filho, o objetivo foi discutir os rumos da educação, além de temas nacionais importantes como a defesa da soberania, o pré-sal e a formulação de políticas públicas.

O presidente estadual do PT e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que participou do Congresso de fundação da entidade, esteve novamente presente no evento para fazer um debate sobre a conjuntura estadual e nacional. Em sua intervenção, Edinho falou sobre a importância da oportunidade na vida dos cidadãos, principalmente dos mais jovens. “As pessoas são as oportunidades que elas têm na vida. Não tenho dúvida que hoje estamos construindo um Brasil em que os filhos de trabalhadores podem sonhar com um futuro melhor. A realização de um sonho não pode estar atrelada à conta bancária”, comentou.

Edinho falou sobre as diversas ações do governo federal que contribuem para perspectivas de vida dos jovens e para a correção de injustiças históricas. “O Governo do presidente Lula fez grandes transformações. Retirou 30 milhões de brasileiros da situação da pobreza. Para a gente ter a dimensão do que isso significa é quase que a Argentina inteira. Outros 26 milhões ascenderam socialmente. Na área de educação, podemos citar grandes programas como o Cefet e o próprio Fundeb”, destacou. Dentre outros assuntos, Edinho ressaltou o investimento feito pelo governo federal na descoberta do pré-sal e o que sua exploração pode significar na melhoria do ensino público e no fomento à tecnologia no Brasil nos próximos anos.

Já a vereadora Márcia Lia, líder da Bancada do PT na Câmara, falou sobre a liderança exercida pelos jovens presentes no Congresso da Umesa, que, num sábado pela manhã, estavam num auditório debatendo os rumos da educação no estado e no Brasil. “Quando a gente tem capacidade, vontade e garra, somos capazes de ajudar a diminuir a desigualdade no país”, comentou.

O contraponto entre a política implantada pelo Governo Lula e o Governo Estadual também esteve presente no Congresso. Apesar do orçamento do Estado de São Paulo, o mais forte do país, pouco se tem investido na melhoria do ensino público. Houve debates sobre o sucateamento das escolas estaduais como falta de professores, materiais, funcionários da limpeza e até problemas de estrutura física que comprometem a segurança dos alunos.

A Umesa é a entidade máxima de representação e organização dos estudantes do ensino fundamental, médio, pré-vestibulares, cursos técnicos e profissionalizantes de Araraquara. Tem em sua base cerca de 40 mil estudantes. A entidade esteve presente em momentos importantes do país como o impeachment do ex-presidente Collor, lutas contra privatizações de empresas estatais entre outras iniciativas visando a soberania nacional e melhorias no ensino público.

Parcerias

Durante o governo Edinho Silva, em Araraquara (2001-2008) várias parcerias foram realizadas com a UMESA, entre elas o convênio para que todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino fundamental tivessem a carteirinha de estudante gratuitamente. Também foi firmado convênio entre CTA e Umesa para que as carteirinhas fossem utilizadas pelos estudantes para meio-passe no transporte coletivo.

O governo também investiu fortemente na educação elevando em mais de 136% o orçamento da pasta entre os anos de 2000 e 2009. Nesse período, houve aumento de 435% no total de vagas em creches públicas, 100% no ensino fundamental e 140% no complementar. Além disso, foram implantados diversos programas como os Portais do Saber, visando a inclusão digital nos bairros, os Cursinhos Populares, dando oportunidade a mais de 3.500 alunos, Escola Municipal de Dança, Dinheiro Direto na Escola, entre outros.


Nenhum comentário: