quinta-feira, 18 de junho de 2009

Alunos do Hortênsias buscam conscientizar a comunidade sobre os cuidados para a prevenção da dengue


Os alunos da EMEF Prof. Henrique Scabelo, do Jardim das Hortênsias, iniciaram nessa quinta-feira (18) uma Gincana Contra a Dengue, que será finalizada na sexta. A Gincana é um projeto piloto que visa conscientizar os estudantes no combate e prevenção da Dengue no município.

Aproximadamente 250 alunos participaram da atividade realizada na parte da manhã e também à tarde. Os alunos do Ciclo III (7º, 8º e 9º anos) permaneceram na escola nos dois períodos para participarem das atividades.

Divididos em onze equipes, os alunos iniciaram a Gincana com uma capacitação realizada pela Vigilância Epidemiológica, sobre prevenção à dengue. Depois da atividade, foram iniciadas as provas da gincana, que contaram com apresentações de teatro centradas no tema do combate à dengue.

O professor de Língua Portuguesa, Eduardo Teixeira de Souza, acompanhou as atividades da gincana com seus alunos e disse que a ação teve o envolvimento da maior parte dos alunos. “Até os alunos mais tímidos foram receptivos e fizeram questão de participar”, apontou.

Amanhã as atividades com a participação da Vigilância Epidemiológica continuam. Além disso, os alunos pretendem visitar aproximadamente mil casas do Hortênsias, para desenvolver os trabalhos de conscientização junto aos moradores. A equipe que conseguir atingir o maior número de residências receberá as melhores pontuações.

Segundo Mauro Bianco, coordenador do Orçamento Participativo (OP), cada morador visitado receberá um questionamento sobre como combater o mosquito que provoca a doença. "Se o morador preferir, pode requisitar na hora uma equipe da Vigilância Epidemiológica, para recolher entulhos ou fazer a limpeza da caixa de água, por exemplo", afirma o coordenador do OP.

Para Bianco, a proposta da conscientização visa um combate permanente da doença em Araraquara. "Não é porque estamos praticamente no inverno que podemos baixar a guarda. Um descuido qualquer agora pode significar problemas para o ano que vem", concluiu.

O evento é uma realização da Umesa (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara), em parceria com o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e com apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio das Coordenadorias de Participação Popular e Vigilância Epidemiológica (VE).

Nenhum comentário: