terça-feira, 16 de junho de 2009

Inscrições abertas para novo ENEM.

Com a adesão de 45 universidades federais, a proposta de ter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma espécie de vestibular unificado, o Ministério da Educação (MEC) começou, ontem, a receber as inscrições de estudantes que pretendem participar do processo seletivo. As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de julho, unicamente pela internet. O candidato deve preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição junto com o boleto de pagamento. A taxa de inscrição é R$ 35. Mas, quem estudou em escolas públicas ou participou de supletivos, também na rede pública, pode ter isenção integral da tarifa. O benefício é obtido mediante requerimento que deve ser feito entre os dias 15 e 19 de junho no site do Enem. A comprovação do cadastramento pode ser verificada também no site a partir de 24 de junho.
Exame
O exame terá 180 questões e tempo de duração total de dez horas, distribuídos entre os dias 3 e 4 de outubro. No primeiro dia, haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Neste dia, os candidatos terão quatro horas e meia para resolver as questões. Na segunda prova, serão aplicados linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão cinco horas e meia para a resolução dos exames.Na região, a instituição mais próxima, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) começa a usar o exame a partir do ano que vem. Mas, nas faculdades particulares a comprovação de ter prestado o Enem rende benefícios como à isenção na taxa de inscrição do vestibular. Na última edição, mais de 1,4 mil estudantes araraquarenses, pouco menos de 10% dos 8,1 mil que cursam o Ensino Médio, prestaram o Enem. No relatório divulgado pelo MEC, em maio, a avaliação mostrava diferenças na qualidade de ensino de escolas públicas e privadas.
Acessível
O balanço, assim como os das edições anteriores, baseou a decisão do MEC em tornar ‘mais acessível’ aos estudantes das escolas públicas as universidades da cidade. Para isso, houve a reformulação do curso e a divisão da avaliação em cinco eixos cognitivos, que além do conhecimento técnico, avalia, sobretudo, a aplicação e capacidade de compreensão, interpretação e argumentação do estudante. No eixo domínio de linguagens, será avaliado o domínio da norma culta da língua portuguesa e usar linguagens matemáticas, artísticas e científicas e das línguas espanhola e inglesa. O exame também irá verificar compreensão de fenômenos, enfrentar situações problemas e como selecionar, organizar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e situações-problema. Outro objetivo será avaliar a cultura geral do estudante, ou seja, sua capacidade de argumentação relacionando informações para construir uma argumentação resistente.
Adaptado de Matéria Publicada no Jornal Tribuna Impressa - Dia 17 de Junho de 2009 - Seção Cidade - Assinada por Richard Selestrino

Nenhum comentário: