segunda-feira, 22 de junho de 2009

UMESA realiza Gincana de Combate à Dengue


Estudantes visitaram centenas de residências e conscientizaram a população



A UMESA – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara, entidade máxima na representação e organização dos estudantes realizou em parceria com o DAAE – Departamento Autônomo de Águas e Esgotos nos dias 18 e 19 de Junho a 1ª Gincana dos Estudantes de Combate à Dengue. Centenas de alunos da EMEF Profº. Henrique Scabello, localizada no Jd. das Hortênsias realizaram provas que mesclavam gincanas tradicionais com a importância do combate ao mosquito.
A Vigilância Epidemiológica, parceira dos estudantes realizou treinamento e abriu a Gincana passando dados que serviram de alicerce para a realização das provas. Durante o evento, a Vigilância também coordenou uma ampla limpeza nos terrenos e fiscalização nas residências.



PROVAS



Dentre as provas realizadas durante a Gincana, algumas chamaram a atenção: Montar um Esquete Teatral em apenas 1h com figurino e cenário; descobrir quanto mede a quadra da escola em palitos de fósforo; apresentar um papagaio que falasse; um sapato tamanho 46; trazer um inseto vivo. Apresentar um vereador na escola de um dia para o outro foi o maior desafio, o que foi cumprido por quase todas as equipes que contaram com grande apoio da Câmara Municipal, pois 10 vereadores participaram da Gincana, sendo eles o Presidente Ronaldo Napeloso, Tenente Santana, João Farias, Serginho, Nascimento, Márcia Lia, Édio Lopes, Paulo Maranata, Pastor Raimundo e Elias Chedieck. Além disso, as equipes tiveram como missão principal visitar as residências do bairro orientando os moradores sobre os perigos da dengue. O saldo final desta última prova foi de aproximadamente 500 residências visitadas em apenas 1h, além dos atendimentos realizados pela Vigilância Epidemiológica, que recolheu diversos materiais que representavam risco de proliferação do mosquito, dentre eles: materiais recicláveis, entulho e o tradicional sofá velho.
O presidente da UMESA, Walter Strozzi Filho, avalia a Gincana como sucesso absoluto, “conseguimos mostrar para a população que os estudantes têm um grande compromisso com os problemas da sociedade. Escolhemos o Jd. das Hortênsias para realização da Gincana, primeiro pelo grande apoio que a escola sempre deu aos projetos da UMESA, segundo por se tratar de um bairro muitas vezes excluído. Os alunos visitaram centenas de casas e passaram várias horas pelas ruas do bairro e durante os dois dias de provas nenhum incidente foi registrado. A preocupação da juventude naquele momento era combater o mosquito.”
Strozzi ressaltou ainda que, “o combate a Dengue tem de ser permanente e foi isso que buscamos mostrar”.
A UMESA entregará à Vigilância Epidemiológica todos os questionários respondidos pelos moradores com informações que podem apontar o quanto a população conhece sobre a doença e os problemas encontrados pelos estudantes nas casas visitadas.
O evento é um projeto piloto, proposto pela UMESA, que tem como objetivo apontar a necessidade de a juventude também se mobilizar para a causa. A meta é chegar em 8 unidades da Rede Municipal. O evento contou com apoio da Coordenadoria de Participação Popular, Secretaria Municipal da Educação, Associação dos Moradores do Jd. das Hortênsias, Conselho Municipal das Mulheres e Vigilância Epidemiológica. Prestigiaram a Gincana, o Secretario Municipal de Educação, Antonio Martins, o Superintendente do DAAE, Guilherme Soares e o Coordenador de Participação Popular, Mauro Bianco.
Os vencedores da Gincana receberão como premiação uma viagem pedagógica, além de uma visita ao DAAE. Os três primeiros colocados foram, 3º Colocado: Equipe 8º C no Combate à Dengue, 2º Colocado: Equipe Extermínio e 1º Colocado: Equipe Exterminadores da Dengue.

Nenhum comentário: