quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pesquisas registram ascensão da ministra Dilma sobre Serra


Para CNT/Sensus, a ministra subiu de 21,7% para 27,8%. No Vox Populi, distância entre os dois caiu de 21 para 7 pontos percentuais em apenas um mês

O levantamento do Instituto Sensus sobre a sucessão presidencial, divulgada segunda-feira (1º) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) está empatada com o governador de São Paulo, José Serra, até agora o nome mais cotado para disputar a eleição pela oposição. De acordo com a pesquisa, em janeiro Serra receberia 33,2% dos votos no primeiro turno contra 27,8% de Dilma. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, há um empate técnico entre os dois candidatos.

A sondagem mostra que Dilma cresceu de 21,7% na pesquisa anterior, realizada em novembro de 2009, para os 27,8% atuais – somando 6,1 pontos percentuais na preferência dos eleitores. Enquanto isso, o tucano ficou praticamente estacionado, passando de 31,8% para 33,2% (1,4 ponto percentual). Ainda segundo a pesquisa, Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro, com 11,9%, e Marina Silva (PV) com 6,8%.

Na pesquisa espontânea para presidente da República em 2010 o resultado foi: Lula, 18,7%; Dilma Rousseff, 9,5%; José Serra, 9,3%; Aécio Neves, 2,1%; Marina Silva, 1,6%; Ciro Gomes, 1,2%; outros, 1,9%.

Na simulação do segundo turno, a distância entre os dois pré-candidatos caiu quase três vezes, passando de 18,6 pontos percentuais para 6,89%. Em novembro do ano passado, Serra tinha 46,8% das preferências de voto no segundo turno contra 28,2% de Dilma. No levantamento atual, Serra aparece com 44% da preferência e Dilma com 37,1%. Brancos e nulos somam 10,1% e 8,9% não sabem ou não responderam.

O mesmo levantamento mostra que a aprovação ao desempenho pessoal do presidente Lula passou de 78,9% em novembro para 81,7% em janeiro. Já a aprovação do governo também cresceu, com o desempenho positivo oscilando de 70% em novembro para 71,4% agora.

A pesquisa CNT/Sensus revela ainda que, pela primeira vez, a ministra Dilma ultrapassa Ciro em um eventual segundo turno entre eles, subindo de 31,5% em novembro para 43,3% em janeiro, enquanto Ciro cai de 35,1% para 31%.

Segundo a pesquisa, Dilma tem o menor índice de rejeição entre os pré-candidatos, com 28,4%. Já a pré-candidata do PV, Marina Silva, tem o maior índice, com 36,6%. A rejeição de Serra é de 29,7%, enquanto a de Ciro é de 30,3%.

Ao comentar a pesquisa, o presidente Lula disse que: “Eu não sou de comentar pesquisas, mas não há pressão que (não) consiga subir com a pesquisa de hoje, mostrando que as pessoas estão compreendendo o que está acontecendo no Brasil”. Já o vice-presidente José Alencar avaliou que Dilma “está chegando”. “Tem muito Brasil ainda para ela visitar. Eu não tenho dúvida de que o crescimento é grande por uma razão muito simples: há uma vontade nacional de garantir continuidade ao trabalho”, afirmou o vice-presidente. Em relação às críticas da oposição acusando a ministra de já ter começado a campanha eleitoral, Alencar lembrou: “em época de guerra, boato é como terra”.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse estar absolutamente tranqüilo. “É natural que a Dilma cresça pois ela já está em campanha. Só no meu Estado (Pernambuco) ela foi três vezes este ano”, declarou. Quando foi lembrado que Serra tem bastante exposição na mídia porque governa o maior estado do país, Guerra sacou outra “explicação”. “O Serra só fica em São Paulo, ele governa São Paulo e lá, ainda por cima, está chovendo muito”, comentou, e se consolou dizendo que a pesquisa revela que o nome de Serra continua “sólido”.

VOX POPULI

Na sexta-feira passada (29), a TV Bandeirantes também divulgou o resultado total da sondagem do Instituto Vox Populi, que mostra uma queda acentuada da diferença entre a ministra Dilma Rousseff e José Serra na corrida presidencial. Em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro, a distância entre os dois pré-candidatos caiu de 21 para 7 pontos percentuais em apenas um mês.

Dilma subiu de 18% para 27% na preferência do eleitorado, enquanto Serra caiu de 39% para 34%. Ou seja, a petista subiu 9 pontos percentuais, enquanto o tucano perdeu mais 5 pontos. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) somou 11% e a senadora Marina Silva (PV) 6%. Brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 12% não sabem ou não opinaram.

A pesquisa mostra ainda que, com Ciro fora da disputa, Serra fica com 38% e Dilma vai a 29%. Marina aparece com 8%. Brancos e nulos somam 12% e 13% não sabem ou não opinaram. Na simulação de um eventual segundo turno entre os dois, a distância entre os dois diminuiu 3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Antes, Serra tinha 46% e Dilma 32%. Na sondagem atual o tucano somou 46% contra 35% da petista.

Os brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 9% estão indecisos ou não opinaram. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais.

Nenhum comentário: