segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Balanço da Assessoria Especial de Políticas para a Juventude

Assessoria Especial de Políticas de Juventude visa desenvolvimento profissional e intelectual
A Assessoria Especial de Políticas de Juventude tem como missão planejar, coordenar, executar e apoiar estudos, projetos, pesquisas e ações voltadas para o atendimento do jovem, objetivando o desenvolvimento profissional e intelectual.
A Assessoria Especial de Políticas de Juventude prestou 354 atendimentos a jovens, de janeiro a outubro, neste ano. O trabalho desenvolvido apóia os jovens da cidade, com atendimento e orientação na elaboração de currículo profissional, informações sobre cursos e programas oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Araraquara, informações sobre cursos superiores, vestibulares e concursos e assessoria a Grêmios Estudantis, DCEs e grupos de juventude.
A Assessoria da Juventude promoveu, em fevereiro, a produção de um documentário sobre o Carnaval, para resgatar a cultura carnavalesca na cidade. O projeto destacou a história das agremiações, rainhas, princesas e rei momo do Carnaval de Araraquara.
A Assessoria comemorou, no mês de maio, os 30 anos de reconstrução da UNE – União Nacional dos Estudantes, com a exibição de filmes na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, a exposição de fotos e documentos pessoais de autoridades que participaram ativamente da história da UNE, na Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade. A programação de maio também contou com um Ciclo de Palestras, realizado no auditório da Uniara.
O Fest Gospel Juventude, em agosto, no Teatro de Arena, contou com apresentações de grupos gospel e contou com a participação de cerca de 350 jovens. No mesmo mês, a Assessoria da Juventude, levou 22 jovens – todos da lideranças do Hip Hop de Araraquara - para as gravações do Programa Manos e Minas, da TV Cultura.
A fim de conscientizar e mobilizar jovens de diversas áreas e setores, sobre a importância na participação da escolha do bom uso do dinheiro público e do exercício pleno da democracia a favor dos jovens, a Assessoria da Juventude promoveu, no Orçamento Participativo, a temática da juventude. Foram visitados diversos grupos das Oficinas Culturais, escolas municipais e estaduais, Banda Marcial Olavio Fellippe, Escolinhas de Esportes, grupos de jovens da comunidade evangélica e dos assentamentos - entre outros – para a participação de todos. A Plenária Temática da Juventude foi realizada na Escola Técnica Industrial, com 223 jovens votantes. Com 121 votos, a prioridade eleita foi a construção de um Centro de Juventude em Araraquara.
A preocupação com a gravidez na adolescência levou Assessoria a realizar a Campanha de Prevenção de Gravidez na Adolescência, em março, na Praça de Santa Cruz. A campanha distribuiu folders, preservativos masculinos e femininos, e prestou orientações a jovens de como se previnir e evitar a gravidez e as DSTs.
O Encontro Regional da Juventude, em outubro, junto à Coordenadoria Estadual da Juventude de São Paulo, foi outro destaque no trabalho da Assessoria. No encontro foi promovido o II Ciclo de Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude, com duração de dois dias: um dedicado ao público jovem da região e outro aos gestores municipais e sociedade civil organizada.
O 2º Festival de Capoeira Associação Geração do Quilombo, em novembro, também teve o apoio da Assessoria, com a divulgação de um CD infantil, roda de capoeira e certificado de participação aos jovens capoeiristas.

Nenhum comentário: